Histocico

A história do município de Flexeiras interessa a todo cidadão desta terra, que tem sua história ligada aos primórdios da civilização brasileira, contribuindo para o engrandecimento do Estado de Alagoas e no desenvolvimento do País. Este trabalho foi criado para dar oportunidade a todo povo flexeirense vivenciar nas gerações futuras a história da nossa terra.

Caracterização do Município de Flexeiras

Localização e Acesso

Flexeiras:  é um município brasileiro do Estado de Alagoas. Sua população estimada em 2010 era de 12 339 hab. IBGE/2010[3].

O município de Flexeiras está localizado na região nordeste do Estado de Alagoas, limitando-se a norte com o município de Joaquim Gomes, a sul com Maceió, a leste com São Luiz do Quitunde e a oeste com Murici e Messias. A área municipal ocupa 315,76 km2 (1,14% de AL), inserida na meso-região do Leste Alagoano e na micro-região da Mata Alagoana, predominantemente na Folha Rio Largo (SC.25-V-C-I), na escala 1:100.000, editada pelo MINTER/SUDENE, em 1989. A sede do município tem uma altitude de aproximadamente 78 m e coordenadas geográficas de 09°16’22,8’’ de latitude sul e 35°40’07,0’’ de longitude oeste.
O acesso a partir de Macei ó é feito através das rodovias pavimentadas BR-104, BR-101 e AL-
430, com percurso em torno de 61 km. Acesso: AL-403 e BR-101

Nota ortográfica

De acordo com as normas vigentes na língua portuguesa, o nome deste município deveria grafar-se Flecheiras, pois vem de flecha.

Gentílico Flexeirense

Aspecto Sócio econômicos

Existe 01 agência dos Correios no município. Não há infra-estrutura bancária.

Como opções culturais e de lazer destacam-se 02 estações repetidoras de TV, que transmitem o sinal da tv gazeta e tv pajuçara, 01 clube mucicipal, 01 danceteria, 01 quadra de esporte e 01 campo de futebol.
    A justiça conta com comissão de defesa do consumidor, sede de comarca, juizes designados e
conselho tutelar.
A infra-estrutura urbana indica 90% das vias pavimentadas e 95% iluminadas.

    O Município participa do programa comunidade solidária para recebimento de auxílio, bem como programa de geração de trabalho, renda e capacitação profissional. Principais atividades econômicas: Agropecuária e Comércio. Atualmente conta com 27 empresas com CNPJ, atuantes (1998), ocupando 898 pessoas (7,50% da população).
Na área de pecuária, conta com os seguintes rebanhos (cabeças): Bovinos – 7.229; Suínos – 158; Eqüinos – 277; Asininos – 08; Muares – 208; Ovinos – 212; Caprinos – 140; Aves: galinhas – 1.209. A produção leiteira é de 624.000 litros e a de Ovos de galinha –1.000 dúzias. Na área agrícola: Banana – 30 ha (30.000 cachos; Laranja – 14 ha (691.000 frutos); Manga – 01 ha (12.000 frutos); Batata Doce –04 ha (30 t); Cana-de-açúcar – 8.070 ha (387.360 t); Feijão – 76 ha (33 t); Mandioca –13 ha (134 t) e Milho –29 ha (14t). O extrativismo produz: Lenha –59 m3. No ranking de desenvolvimento, Flexeiras está em 77º lugar no estado (77/101 municípios) e em 5.270º lugar no Brasil (5.270/5.561 municípios). (www.desenvolvimentomunicipal.com.br).

Aspectos Físicos

CLIMA: tropical, quente e úmido, com ocorrência de chuva no inverno, e quente com temperatura no verão. Máxima de 28° e mínima de 18°.

O relevo de Flexeiras faz parte da unidade das Superfícies Retrabalhadas que é formada por áreas que têm sofrido retrabalhamento intenso, com relevo bastante dissecado e vales profundos. Na região litorânea de Pernambuco e Alagoas, é formada pelo “mar de morros” que antecedem a Chapada da Borborema, com solos pobres e vegetação de Floresta Hipoxerófila o clima é do tipo Tropical Chuvoso com verão seco. O período chuvoso começa no
outono/inverno tendo início em dezembro/janeiro e término em setembro. A precipitação média anual é de 1309,9 mm.

A vegetação é predominantemente do tipo Floresta Subperenifólia, com partes de Floresta Hipoxerófila. Os solos dessa unidade geoambiental são representados pelos Latossolos nos topos planos, sendo profundos e bem drenados; pelos Podzólicos nas vertentes íngremes, sendo pouco a medianamente profundos e bem drenados e pelos Gleissolos de Várzea nos fundos de vales estreitos, com solos orgânicos e encharcados.

Geologia

      O município de Flexeiras encontra-se geologicamente inserido na Província Borborema,
representada pelos litótipos do Complexo Nicolau/Campo Grande e Suíte Itaporanga.
O Complexo Nicolau/Campo Grande (Ang), constitui-se de granulitos/kizingitos.
A Suíte Itaporanga, calcialcalina de médio a alto potássio (NP3g2cm), engloba granitos e
granodioritos porfiríticos, associados a dioritos.

Educação: 4,125 vagas (redes estadual e municipal).

Saúde:

O Sistema Municipal de Saúde é formado por (05) cinco unidades: 01 (uma) Unidade Mista com (19) dezenove leitos, distribuídos nas clínicas: Médicas. (Feminino 04) e (Masculino 06); Pediátrica (05); Obstétrica (04). Além dos atendimentos a urgência, emergências e observações. A referida unidade tem seu quadro profissional: médicos, enfermeiro e auxiliares, além do pessoal de apoio. No total a referida unidade conta com 08 Plantonistas. As urgências e emergências, além dos casos clínicos que necessitam de avaliação especializada são encaminhadas para as unidades de referência em Maceió. Atualmente o município tem cobertura de 100% do PFS (Programa Saúde da Família), com 04 equipes distribuídas: PSF 1 — Unidade de Saúde Dolores Jatobá na Zona Rural; PSF II — Unidade de Saúde Amaro Claudino dos Santos — Zona Rural; PSF III Unidade de Saúde Climério Wanderley — Zona Urbana; PSF IV Dr. Arnaldo Cavalcante Magalhães — Zona Urbana. Nas unidades de saúde são efetuados procedimentos de assistência básica tais como: Imunização, Assistência a mulher e criança controle de Hipertensão, Diabetes, Tuberculose, Hanseníase, Combate as carências nutricionais, Planejamento Familiar, Incentivo ao aleitamento materno. Cada equipe do PSF é composta por: 01 médico generalista; 01 enfermeira; 01 auxiliar e agentes comunitários de saúde.

Com a ampliação da unidade mista Elpídio Cavalcante Albuquerque foi implantado um laboratório de Patologia Clinica; e os serviços especializados de: Cardiologia e Ultra-sonografia.

 

Cultura Flexeiras Alagoas

COSTUME DO POVO FLEXEIRENSE 

            Antes da Emancipação Política de Flexeiras, na década de 1930 a 1940, os dois blocos carnavalescos, Ciganinha e Vencedor, eram comandados por: Maria Vieira Calheiros, Sr. Coió, José Rita, Ursulino Rocha, entre outros.

            Tendo como grupos folclóricos a quadrilhas que era marcada por um ex-escravo Sr. José Augustino, depois ficando para outro Sr. conhecido como Cravo. Outro folclore de destaque é a cavalhada que, durante muitas décadas, ficou sob o comando do Sr. Jaime Vieira Calheiros. Além desses folguedos, tínhamos o pagode organizado pelo Sr. Euclides Carreiro, que dizia que o pagode só era bem dançado quando quebrava três pares de tamancos. E os mesmos integrantes marcavam também as baianas e o grupo de guerreiro que vinham do município de União dos Palmares para a nossa cidade. Todas as festas folclóricas eram comemoradas na Rua Cândido Lamenha Lins e São Benedito, até os dias de hoje. O folclore vem se desenvolvendo constantemente.

                         - Pastoril dos homens

                        - Pastoril São Benedito — feminino

                        - Cavalhada

                        - Coco de roda

                        - Baianas

                        - Quadrilha

                        - Carnaval

                        - Bailes e Serestas

 

Histórico

Sua história e sua gente: Data de 1915 o período que marcou o inicio do povoado que se transformou no município de Flexeiras. Naquela época, uma fazenda existente no lugar onde hoje é a prefeitura passou por fase de grande desenvolvimento. Aumentou o número de moradias e da população formando-se inclusive um pequeno comércio que, aos poucos, foi tomando maiores proporções. Em pouco tempo o lugarejo já tinha características de povoado e ficava à margem direita do rio Jitituba.

O topônimo antigo foi “Flexeiras”, em virtude do grande numero de arvores existente na região nas quais brotavam frechas semelhantes às da cana-de-açúcar. A história não registra por que a grafia do nome foi alterada.

No período entre 1930 e 1935 foi levado a condição de vila de São Luis do Quitunde. Assim constava na divisão administrativa do Brasil em vigor no ano 1955. O município só conseguiu a autonomia administrativa através da lei 2.216, de 18 de abril de 1960 ocorrendo à instalação oficial a 1° de julho do mesmo ano desmembrado de São Luis do Quitunde e integrado, além do distrito sede, pelo povoado de Messias (elevado à condição de município dois anos depois).
As festividades do município de Flexeiras concentram-se especialmente na devoção e fé de sua população, que festeja alegremente São João e São Pedro (no mês de junho) o padroeiro São Benedito, além do Natal e Ano Novo. O Carnaval também não é esquecido e já se tornou um dos pontos fortes do município. Ocorre também grande movimentação nas comemorações da Emancipação Política (28 de abril).

Formação Administrativa: 

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município 
de São Luís do Quitunde o distrito de Flexeiras. 
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Flexeiras 
permanece no município de São Luís do Quitunde. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955. 
Elevado à categoria de município com denominação de Flexeiras, pela lei estadual nº 
2216, de 28-04-1960, desmembrado de São Luís do Quitunde, Maceió, Murici e Rio Largo. 
Sede no antigo distrito de Flexeiras. Constituído de 2 distritos: Flexeiras e Messias. 
Desmembrado de Murici. Instalado em 01-06-1960. 
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: 
Flexeiras e Messias. 
Pela lei estadual nº 2475, de 06-09-1962, desmembra do município de Flexeiras o 
distrito de Messias. Elevado à categoria de município. 
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

vista aeria.JPG

História do Projeto

Município de Flexeiras
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida Brasão desconhecido
Hino
Fundação Não disponível
Gentílico flexeirense
Prefeito(a) Silvana Maria Cavalcante da Costa Pinto (PP)
(20092012)
Localização
Localização de Flexeiras
Localização em Alagoas
Flexeiras está localizado na Brasil
 
Flexeiras (Brasil)
Localização no Brasil
09° 16' 22" S 35° 42' 54" O
Unidade federativa  Alagoas
Mesorregião Leste Alagoano IBGE/2008[1]
Microrregião Mata Alagoana IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes Joaquim GomesMaceióMessias,Murici e São Luís do Quitunde
Distância até a capital 60 6 km
Características geográficas
Área 315,791 km² [2]
População 12 339 hab. IBGE/2010[3]
Densidade 39,07 hab./km²
Clima Não disponível
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH 0,554 
médio PNUD/2000[4]
PIB R$ 40 759,775 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 3 321,63 IBGE/2008[5]

Índice

Flexeiras é um município brasileiro do estado de Alagoas. Sua população estimada em 2004 era de 11.918 habitantes.

Índice

 [esconder]